“A ninguém na Terra chamem Pai”

Jesus disse que Seus discípulos nunca deveriam imitar o mau exemplo dos fariseus, que gostavam de ser chamados de rabis (mestres), pais e chefes:

“Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo.” (Mateus 23:8-11)

Este texto não diz respeito a chamarmos nosso genitor humano de pai, algo que é permitido pela Escritura (cf. Êxodo 20:12; Efésios 6:2-3). Em vez disso, o contexto deixa claro que Jesus estava exortando a multidão e os Seus discípulos a não serem hipócritas como os fariseus e os doutores da Lei, que gostavam de ser chamados rabis, pais e chefes, como se fossem infalíveis à semelhança do próprio Deus. Jesus diz, então, que só Deus é nosso Pai e só o próprio Cristo é nosso Rabi e Chefe.

Infelizmente, os católicos cometem o erro que Jesus condenou, pois chamam o seu líderes espirituais de papa e padre. A palavra papa vem da palavra grega papas, que significa pai. Quando o Papa proclama por um ato definitivo uma doutrina pertinente à fé e à moral, ele é considerado infalível (o que evidentemente é heresia, como vimos no post O Papa é infalível?). A palavra padre vem da palavra latina pater, que significa pai, e é dirigido a quem possui o papel de líder espiritual de uma comunidade. 

Lamentavelmente, em vez de admitir o seu erro, os católicos tentam justificá-lo. Eles costumam argumentar o seguinte:

“Paulo era pai espiritual de Timóteo.”

Paulo foi um pai espiritual de Timóteo (1 Coríntios 4:15), a quem ele se referiu como sendo seu “amado filho” (2 Timóteo 1:2). Porém, como vimos no contexto das palavras de Jesus em Mateus 23:8-11, Ele se referia a considerar o mestre infalível. Ele não se opunha a alguém ter mentores espirituais falíveis. E certamente Paulo nunca foi considerado infalível como Deus, tanto é que até o seu ensino foi avaliado pelas Escrituras pelos crentes de Beréia (Atos 17:10-12). Paulo teve o cuidado de instruir seus filhos espirituais a que somente fossem seus imitadores “como eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Demonstrar respeito devido ao nosso líder espiritual é uma coisa (confira 1 Timóteo 5:17), mas dar-lhe obediência incondicional e a reverência que somente a Deus devemos dar é outra coisa completamente diferente.

“Protestantes chamam o pregador de pastor, mas só Jesus é pastor.”

Sim, por incrível que pareça, muitos católicos argumentam isso. Segundo eles, os protestantes não têm moral para criticá-los por chamar seu líder de “Papa” porque chamam o pregador de “pastor” e Jesus disse “Eu sou o Bom Pastor” (João 10:11). O problema com esse argumento é que em nenhum versículo da Bíblia é dito que só Jesus é pastor, mas que só Jesus é “o Bom Pastor” (João 10:11), “o grande Pastor das ovelhas” (Hebreus 13:20) e “o Supremo Pastor” (1 Pedro 5:4). Mas Jesus ordenou que Seus discípulos cuidassem das Suas ovelhas (João 21:15-17). Paulo disse que Jesus “designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres” (Efésios 4:11). Veja também Hebreus 13:17.

Na Bíblia, os líderes espirituais da igreja foram chamados de bispos/presbíteros/pastores (esses três termos se referem à mesma pessoa – veja Atos 20:17,28; Tito 1:5,7; 1 Pedro 5:1-2), inclusive Pedro, que se dizia “presbítero”, e não “papa” ou “padre” (1 Pedro 5:1-2), apesar de os católicos insistirem que ele foi o primeiro papa.

Então, embora só Jesus seja o Supremo Pastor, os líderes que Ele designou para cuidar das Suas ovelhas são chamados de pastores também, e não de “papas” ou padres. Só Jesus é infalível.

Conclusão:

Simplesmente não há menção ao ofício de papa nas Escrituras. E definitivamente as Escrituras rejeitam a ideia de que um mero mortal é infalível. Ademais, os líderes da igreja, na Bíblia, sempre foram chamados de pastores, e não de papas ou padres. Os católicos estão, portanto, errados e precisam reconhecer isso.