Sobre o blog Santificados pela Verdade

Quando estava orando, Jesus disse ao Pai que havia dado a Sua palavra aos discípulos (João 17:14) e pediu-Lhe:

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)

Assim Jesus deixou claro que só há uma forma de o ser humano ser santificado: pela verdade. E a verdade é a Palavra de Deus. Logo, se quisermos ser santos, precisamos conhecer a Bíblia e praticá-la.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.” (Mateus 7:24-27)

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” (Tiago 1:22-25)

A Bíblia diz que sem santidade ninguém verá o Senhor: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

Isso significa que quem não conhece nem pratica a Palavra de Deus não pode ser salvo; em vez disso, passará a eternidade separado do Senhor: “Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder” (2 Tessalonicenses 1:8-9).

Logo, para conhecermos a verdade e praticá-la a fim de sermos santificados e salvos, precisamos estudar a Bíblia diariamente. Sempre que aprendermos algo novo, devemos aceitar humildemente a Palavra de Deus e praticá-la, pois a Palavra do Senhor é poderosa para nos salvar: “Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los” (Tiago 1:21).

“De fato, vocês ouviram falar dele [de Jesus], e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios 4:21-24)

“Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom… Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.” (1 Pedro 1:1-3,22)